Cinema Central

Fechado há mais de 12 anos, este cinema foi durante muitos anos o único cinema que existia na cidade, esteve em funcionamento durante muitos anos e sempre teve bastante afluência, mas fechou quando um novo cinema, melhor e mais moderno foi inaugurado.

Normalmente os motivos para os cinemas ou teatros ficarem abandonados é sempre o mesmo, porque ficaram ultrapassados e/ou foram substituídos por um novo, o cinema central (nome fictício) que hoje em dia está ao abandono, nos anos 90 também tirou o lugar a outro, que fechou as portas pouco tempo depois.

É um pouco triste pensar que um lugar como este, que já deu tantas alegrias está hoje em silêncio. Por outro lado, foi incrível poder visitar e fotografar este local neste estado, completamente imaculado e parado no tempo.

Em criança não fui muitas vezes ao cinema, mas fui algumas, lembro-me de ir ver com amigos de turma o primeiro filme do Homem Aranha e curiosamente foi neste cinema que o vi. Na altura foi marcante, lembro-me que depois até comprei um CD de música que tinha a trilha sonora do filme.

Visitei este local há uns anos atrás, mas as fotos acabaram por ficar guardadas até agora. Foi um local difícil de fotografar, local muito escuro que só foi possível de fotografar com a câmara num tripé e fazendo fotos de longa exposição, mas felizmente as fotos ficaram bem.

O dono deste local encontra-se fora de Portugal, e o cinema chegou a estar à venda durante bastante tempo, mas segundo sei nunca apareceram interessados. Tendo em conta a localização e sendo um espaço sem iluminação natural, pois não tem janelas, diria que muito dificilmente aparecerão interessados, pois penso que as características do espaço limitam bastante o seu uso para outras funções.

André Ramalho

Sou um apaixonado por fotografia e locais abandonados, e por isso resolvi criar este blog, com o intuito de partilhar os meus registos e aventuras.

7 thoughts on “Cinema Central”

  1. Olá tudo bem? onde fica esse espaço? estou a procura de espaço como esse na região de cascais estoril.

    agradeço a atenção

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *