Grande Hotel

O Grande Hotel de Vidago foi o primeiro hotel de Vidago, foi inaugurado em 1874 e contava com mais de 50 quartos e 40 empregados, foi um dos maiores hotéis da sua época. Hoje em dia encontra-se abandonado, vandalizado, e em avançado estado de degradação, inclusive em certas partes já não tem telhado.

Em 1893 foram descobertas as propriedades terapêuticas nas águas alcalinas em Vidago, era na altura uma pequena aldeia, irrelevante na geografia continental, que pertencia à freguesia de Arcassó até passar a vila a 20 de Junho de 1925. Tornou-se no início do século XX uma vila turística de excelência, a principal estância turística de Portugal, entre as principais da Península Ibérica, destino de eleição da aristocracia portuguesa e europeia, em busca das propriedades terapêuticas das famosas águas. Na época, os médicos receitavam água como método terapêutico e incitavam os pacientes ao percurso da água.

Em Vigado existiram mais de 5 hotéis a trabalhar em simultâneo, todos estes hotéis eram muito procurados devido à estância termal existente em Vidago. As pessoas chegavam em grande afluência de comboio para tratamentos termais e estadias prolongadas. Mesmo junto à estação encontravam o Grande Hotel de Vidago e, no fundo da avenida em frente à estação o  Vidago Palace Hotel, que ainda existe.

Acontece que em 1990 esta estação foi desativada e já nessa altura a procura por curas terapêuticas era consideravelmente mais reduzida, o que fez com que o turismo em Vidago decrescesse de tal forma que levou ao encerramento e abandono de diversos hotéis e pensões. As águas de Vidago, naturalmente gaseificadas, começaram a ser engarrafadas em 1886 e ainda hoje são consideradas as melhores águas engarrafadas da Península Ibérica.

Passei um dia incrível em Vidago, na presença de amigos a explorar locais abandonados, mas também a aproveitar a gastronomia e paz que está vila proporciona. Espero que este e outros hotéis que estão no mesmo estado e que existem nesta vila possam ser recuperados, talvez aproveitados para outras funções, infelizmente era preciso um investimento bastante grande para isso, e portanto duvido que aconteça.

André Ramalho

Sou um apaixonado por fotografia e locais abandonados, e por isso resolvi criar este blog, com o intuito de partilhar os meus registos e aventuras.

2 thoughts on “Grande Hotel”

  1. Bonjour ,
    Mes parents étaient natif de vidago, et j’ai connus le “Grand Hôtel ” en fonctionnement ainsi que d autre hôtelet oui ç est triste de voir autant d abandon ,j essaye d’y retourner tous les ans et ça reste une ville merveilleuse .

    1. Thanks for the comment. Unfortunately I don’t speak French, but I understood the comment. Vidago is a wonderful village indeed, I hope the hotel will be restored. Best regards!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *