Pensão Portugal

A Pensão Portugal (nome fictício), foi construída nos anos 20, o seu proprietário emigrou para o Brasil e fez lá fortuna, e depois construiu em Portugal a maior casa da zona com intenções de regressar, mas tal nunca aconteceu, apenas vinha de férias a Portugal ocasionalmente.

Anos depois, o dono que raramente vinha a Portugal resolveu transformar a habitação numa pensão, que durante muitos anos foi um negócio bem sucedido. Acabou por fechar nos anos 90, não descobri o motivo exacto, por um lado fala-se que o edifício estava a precisar de obras e que não existia dinheiro para as fazer, mas também à quem diga que os donos simplesmente perderam interesse nele.

Já andava para visitar este local a bastante tempo, não é um local novo para mim, já tinha estado no seu interior a alguns anos, nessa altura ainda não fotografava ao detalhe os locais como tento fazer agora, nem pensava um dia ter este blog, simplesmente entrei porque tive curiosidade e porque ficava numa zona que frequentava bastante antigamente. Voltar a entrar neste local anos mais tarde, ver que ficou bem mais degradado e vandalizado deixou-me um pouco triste, mas senti alguma nostalgia ao relembrar a primeira vez que lá estive.

O hotel esteve totalmente aberto e acessível durante vários anos, e  despertou o interesse de muitos jovens que iam para lá fazer graffitis e fumar, a pensão sofreu um incendio inclusive que felizmente só destruiu dos quartos e foi apagado a tempo antes que se propaga-se pelo resto do edifício, as causa do incendio são desconhecidas.

Curiosamente existem relatos que ao longo dos anos foram vários os funcionários que sofreram acidentes, e alguns morreram mesmo no interior deste hotel. Procurei noticias antigas para confirmar estes factos mas não encontrei, é possível que sejam apenas rumores criados pelas pessoas da zona.

Anos após estar fechado, foi vendido a um construtor civil, que utilizou os terrenos adjacentes à pensão para construir prédios, mas nunca reabilitou a pensão. Felizmente é um edifício protegido, não pode ser demolido e quaisquer obras terão de manter a traça original. Tenho convicção que vá ser recuperado nos próximos anos, fica numa localização privilegiada e com todo o turismo que Portugal tem recebido só faz sentido que voltem a dar vida a este magnifico local.

André Ramalho

Sou um apaixonado por fotografia e locais abandonados, e por isso resolvi criar este blog, com o intuito de partilhar os meus registos e aventuras.

2 thoughts on “Pensão Portugal”

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *