Palácio das Estatuetas

Este palácio é um testemunho vivo do passado glorioso e da herança cultural que moldaram o país ao longo dos séculos. Com a sua arquitetura imponente e detalhes requintados, este local transcende o tempo com a sua beleza intrínseca. Está devoluto há mais de 10 anos, mas felizmente ainda está em bom estado tanto exteriormente como interiormente. Claro que precisa de obras de recuperação, mas estruturalmente está bastante sólido.

Há uns anos, surgiu a proposta de ser transformado num hotel de luxo, como aliás parece ser o destino para todos os palácios atualmente, mas esses planos caíram por terra. Claro que este tipo de investimento é sempre feito por empresas internacionais, é uma pena ver edifícios históricos como este passarem para mão estrangeira.

Recentemente, outro palácio abandonado apareceu totalmente vandalizado, não foi um dos que tinha publicados no blog, felizmente, mas por essa razão não vou relevar detalhes sobre a história deste, não quero que aconteça o mesmo.

O outro palácio que referi, foi roubado, grafitado e vandalizado das mais diversas formas, é inacreditável e triste como certas pessoas não têm qualquer respeito por propriedade alheia. Quando falo destas situações a resposta é sempre a mesma “isso são miúdos, não têm noção”, mas eu discordo, primeiro porque não são sempre miúdos e segundo porque mesmo os miúdos têm de ter noção, e os pais responsabilizados, caso não deem uma educação apropriada aos filhos. E não me interpretem mal, eu também já fui criança, mas longe de mim olhar para um palácio lindíssimo e pensar que seria giro enchê-lo de grafiti com coisas horríveis.

Por vezes, é chato não poder contar toda a história de um certo local, mas sinto-me na obrigação de o fazer, preocupo-me bastante com estes locais e quero que continuem no melhor estado possível até finalmente serem recuperados. Pode parecer inacreditável para muitas pessoas que imóveis tão imponentes como este estejam tão esquecidos, eu próprio antes de fotografar locais abandonados também não acreditaria, mas existem outras prioridades certamente. No entanto, espero que se lembrem deste incrível local em breve.

André Ramalho

Sou um apaixonado por fotografia e locais abandonados, e por isso resolvi criar este blog, com o intuito de partilhar os meus registos e aventuras.

9 thoughts on “Palácio das Estatuetas”

    1. Acho que o palácio que referes vandalizado é o palácio do ramada, no pinhal de Ovar.
      É uma pena o estado que aquele palácio está
      Até tem localização exata no Google maps e tudo!

      1. Olá. Lamentavelmente não é esse, é um palácio bem mais importante e imponente. O palácio da ramada já é considerado uma ruína actualmente, o que refiro é um edifício em boas condições, mas que provavelmente irá ficar como o da ramada se continuar assim.

  1. Olá boa tarde 😊 gostava de entrar em contato consigo pois faço parte de uma equipa de investigadores paranormal e gostaríamos de visitar esse sitio para investigação… se quiser depois posso até dizer em privado o nome da equipa
    Obrigada 😊

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *