Antiga Escola da Armada

Antes de contar a história do Grupo n.º 1 de Escolas da Armada (G1EA) em Vila Franca de Xira, gostaria de indicar que tive autorização para efectuar esta visita, e que o local embora esteja devoluto tem actualmente algumas partes em uso e vigilância no interior.

Este local teve a sua origem na escola de mecânicos, criada por decreto a 10 de maio de 1934. Foi responsável pela formação de grande parte do pessoal técnico da Armada, incluindo fogueiros, serralheiros, artífices, condutores de máquinas, torpedeiros, eletricistas e até radiotelegrafistas.

Em 1961, a Escola de Mecânicos dá lugar ao G1EA, englobando a Escola de Alunos Marinheiros, a Escola de Sargentos e as Escolas Técnicas de Comunicações, Armas Submarinas, Informações em Combate, Máquinas, Eletrotecnias e Abastecimento.

O Estado-Maior da Armada manteve esta Escola em funcionamento durante 75 anos, sendo o G1EA em Vila Franca de Xira o local onde milhares de jovens recrutas cumpriram o serviço militar e ali tiveram a sua formação. Depois do seu encerramento em 31 de agosto de 2009, os serviços foram transferidos para a Base do Alfeite, na margem sul. Durante décadas, o funcionamento do G1EA marcou de forma muito significativa a vida social da cidade e do Concelho de Vila Franca de Xira.

Depois do seu encerramento, as instalações passaram para o domínio do Estado. Foi durante nove anos um espaço devoluto, até ter sido comprado, no final de 2017, pela Câmara Municipal de Vila Franca de Xira à ESTAMO.

Estão actualmente em curso diligências legais que permitem, no médio prazo, a dinamização daquelas antigas instalações. A sua localização privilegiada à beira-rio e, ao mesmo tempo, na proximidade de um acesso direto à A1, confere-lhe uma enorme importância estratégica de desenvolvimento do Concelho de Vila Franca de Xira. Perspetiva-se assim uma ação de reconversão urbanística de grande fôlego, que pretende concretizar novos espaços de lazer e recreio, bem como espaços destinados a habitação e a atividades económicas.

Um dos primeiros passos para a reconversão será a instalação naquele local do novo Tribunal de Vila Franca de Xira. É com satisfação que vejo planos a serem implementados nesta antiga escola… Ficam as fotos para recordar um pouco o que aquele espaço foi em tempos.

André Ramalho

Sou um apaixonado por fotografia e locais abandonados, e por isso resolvi criar este blog, com o intuito de partilhar os meus registos e aventuras.

1 thought on “Antiga Escola da Armada”

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *