Capela do Túnel

Esta pequena capela, com a imagem de São João Batista, encontra-se esquecida no meio de uma colina. Pesquisei um pouco sobre ela, mas não encontrei registos da sua construção. Provavelmente foi usada pelos habitantes daquela zona até construírem uma igreja matriz na freguesia e depois disso, devido ao seu isolamento, caiu no esquecimento.

A capela encontrava-se fechada, mas curiosamente nas suas imediações existe uma escada, ao descer a escada encontrei uma porta aberta e no interior um túnel, esse túnel pareceu-me dirigir-se até a capela, resolvi arriscar e avancei.

Acabei por ir parar a uma sala, que fica exatamente por baixo da capela, no seu interior existiam alguns objetos, cadeiras e uma escada.

Subi a escada, abri um alçapão e voilá… estava no interior da capela. Fiquei curioso com a criação daquele túnel, porque motivo foi criado? Muito estranho, é possível que existam outras capelas com características semelhantes, mas não conheço. Acredito que com o tempo, nos comentários desta publicação alguém irá saber e comentar os motivos para a existência do túnel.

Já no interior, abri as portas da capela para deixar a luz entrar, tirei algumas fotos e à saída fechei as portas e fiz o caminho de volta pelo túnel. Podia ter encostado as portas e ir à minha vida, não tinha de fazer o caminho de volta pelo túnel, mas fiz questão de fechar a capela e deixá-la tal e qual como encontrei.

André Ramalho

Sou um apaixonado por fotografia e locais abandonados, e por isso resolvi criar este blog, com o intuito de partilhar os meus registos e aventuras.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *