Casa das Crentes

Por vezes perguntam-me como descubro os locais que visito, posso dizer que os descubro de várias formas, sendo a maneira mais comum assinalando os sítios que me pareçam abandonados no google maps e depois ir ao local verificar, mas por vezes outros exploradores de abandonados descobrem os locais e partilham com outros fotógrafos, que foi o caso desta casa.

Tive conhecimento da casa pelo Ricardo Silva, que a visitou vários meses antes de mim. Numa deslocação ao norte, resolvi lá passar para verificar em que estado estava, já a pensar que a casa estaria toda de pantanas, ou possivelmente fechada ou algo do género, para quem visita locais abandonados sabe que um local num dia pode estar de uma forma e no dia seguinte totalmente diferente… até mesmo locais sem nada, sem interesse, consigo mencionar muitos que estiveram durante anos abertos e agora estão fechados por algum motivo, ou outros locais que apareceram vandalizados e deixam de ter qualquer interesse fotográfico infelizmente.

Neste caso, e para surpresa minha, o local para além de estar aberto, estava idêntico as fotos publicadas pelo Ricardo meses antes, claro que nota-se que a casa foi remexida antes, existem items que foram certamente levados pelos amigos do alheio, mas isto acontece em todos os locais mais cedo ou mais tarde infelizmente.

Segundo consegui apurar, esta casa foi usada durante muito tempo por um casal, após a morte do marido a senhora Maria ficou a morar sozinha, já com uma certa idade e tendo uma irmã solteira que também vivia sozinha resolveram juntar-se e viverem as duas nesta casa. Presumo que a casa tenha ficado devoluta após a morte das irmãs, que seriam bastante crentes, em todas as divisões da casa existe um símbolo religioso, na maioria das divisões até existem vários, falo claro de santas, terços, medalhas, entre outros símbolos do género.

Talvez não pareça pelas fotos, as vezes as fotos enganam, mas nota-se claramente que a casa está inabitada à muitos anos, o pó acumulado em cima dos móveis evidencia isso, e os antigos calendários e agendas, diria que a casa esta devoluta à cerca de 10 anos. Foi dos sítios que menos gostei de fotografar, não porque não seja uma casa interessante, mas porque tem demasiadas coisas, faz-me confusão quando as casas são deixadas assim. Por respeito a familia, não postei fotografias, e as que aparecem desfoquei, e claro para proteger o local não coloquei fotos exteriores.

André Ramalho

Sou um apaixonado por fotografia e locais abandonados, e por isso resolvi criar este blog, com o intuito de partilhar os meus registos e aventuras.

3 thoughts on “Casa das Crentes”

  1. André Ramalho, gostei muito das sua fotografias, gosto imenso mas ás vezes tenho receio, que alguém apareça e nos culpe de alguma coisa que desapareceu.
    Você nunca teve problemas desses, nem ser acusado de estar em propriedade alheia.
    Rui Silva

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *