Cine-Teatro “O Campino”

Cine-teatro construído nos anos 40, abandonado há quase 20 anos, foi palco de grandes eventos, mas infelizmente não é um edifício de interesse municipal e portanto aguarda investimento privado para ganhar uma nova vida.

Funcionou como cinema, teatro, restaurante, bar e esplanada. Foi um projeto incrível para a época, infelizmente a falta de adesão sentiu-se bastante com o desenvolvimento de alternativas áudio visuais acessíveis a todos, fruto da evolução tecnológica. Tinha uma capacidade para 720 pessoas na sala de cinema e teatro. Este magnifico edifício foi concebido pelo arquiteto Português Amílcar Marques da Silva Pinto juntamente com Cine-Teatro de Almeirim (1940), e o Teatro-Cine de Gouveia (1942), os mesmos atualmente reabilitados.

No interior do edifício ainda é possível encontrar os assentos da plateia, o placo, alguns documentos e bilhetes, mas infelizmente já está tudo demasiado degradado, a humidade derivada das infiltrações que surgem pelo teto podre não perdoam e atualmente é apenas usado por pombos. A certa altura, foi habitação regular de sem-abrigos, mas atualmente o edifício já está emparedado, o que dificultou o acesso e portanto afastou os sem-abrigos.

Ao lado está a ser construído um grande empreendimento, que vai fazer com certeza que o cine-teatro se torne num investimento mais apetecível, e acredito, portanto, que não falte muito tempo até aparecer um investidor.

André Ramalho

Sou um apaixonado por fotografia e locais abandonados, e por isso resolvi criar este blog, com o intuito de partilhar os meus registos e aventuras.

1 thought on “Cine-Teatro “O Campino””

  1. Impressionante trabalho André !!! Parabéns !! Os locais sāo de tirar o fôlego de tāo cinematográficos !! Sou fotógrafo e filmmaker gostava de fazer um collab e produzir videos de suas explorações e desbravamentos. Caso aceite e seja possivel por favor let me know !! Obrigado !! 🙌🏻

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *