Cinema Central

Fechado há mais de 12 anos, este cinema foi durante muitos anos o único cinema que existia na cidade, esteve em funcionamento durante muitos anos e sempre teve bastante afluência, mas fechou quando um novo cinema, melhor e mais moderno foi inaugurado.

Normalmente os motivos para os cinemas ou teatros ficarem abandonados é sempre o mesmo, porque ficaram ultrapassados e um foram substituídos por um novo, o cinema central (nome fictício) que hoje em dia está ao abandono, nos anos 90 também tirou o lugar a outro, que fechou as portas pouco tempo depois.

É um pouco triste pensar que um sitio como este, que já deu tantas alegrias está hoje em silêncio. Por outro lado foi incrível poder visitar e fotografar este local neste estado, completamente imaculado e parado no tempo.

Em criança não fui muitas vezes ao cinema, mas fui algumas, lembro-me de ir ver com amigos de turma o primeiro filme do Homem Aranha, e curiosamente foi neste cinema que o vi. Na altura foi marcante, lembro-me que depois até comprei um CD de música que tinha a trilho sonora do filme.

Visitei este local à uns anos atrás, mas as fotos acabaram por ficar guardadas até agora. Foi um local difícil de fotografar, local muito escuro que só foi possível de fotografar com a camera num tripé e fazendo fotos de longa exposição, mas felizmente as fotos ficaram bem.

O dono deste local encontra-se fora de Portugal, e o cinema chegou a estar à venda durante bastante tempo, mas segundo sei nunca apareceram interessados. Tendo em conta a localização, e sendo um espaço sem iluminação natural pois não tem janelas, diria que muito dificilmente aparecerão interessados, pois as características do espaço penso que limitam bastante o seu uso para outras função.

André Ramalho

Sou um apaixonado por fotografia e locais abandonados, e por isso resolvi criar este blog, com o intuito de partilhar os meus registos e aventuras.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.