Escola Básica 2,3 de Anadia

Existem várias escolas abandonadas em Portugal, na Anadia até existem duas. Estão completamente ao abandono desde 2015, depois de terem acontecido vários protestos de pais e alunos que reclamavam que as escolas estavam muito degradadas. A comunidade escolar passou a ter aulas num complexo novo, em terrenos da autarquia, mas que ficou a cargo da empresa estatal Parque Escolar e depois disso as antigas escolas ficaram abandonadas.

Atualmente estão muito degradadas, vandalizadas e vão sendo utilizadas por sem-abrigos para passarem a noite e jovens que aproveitam o recinto para ocasionalmente andarem de skate. Os edifícios e os terrenos pertencem ao Estado. A Câmara de Anadia tem tentado negociar com o Ministério das Finanças a compra das duas propriedades, mas está há anos à espera de conseguir um acordo relativamente ao valor de aquisição.

Esta reportagem fotográfica é sobre uma dessas escolas, mais propriamente a Escola Básica 2,3 que se encontra na entrada principal da cidade de Anadia. Durante a visita, recordei os tempos que passei numa escola idêntica àquela, felizmente a escola que frequentei teve melhor sorte, foi remodelada e atualmente ainda é usada, ao contrário desta.

Na entrada da escola, é possível ver uma grande fachada a dizer “Esta escola é património do estado, não é da câmara da Anadia. Exigimos o fim desta vergonha!”, fachada obviamente colocada pelo município da Anadia, que quer desta forma indicar às pessoas que passam na estrada que os responsáveis por esta situação não são eles e que inclusive querem resolver a situação.

O destino deste edifício é certamente ser demolido e o terreno ser utilizado para outra função/construção, isto claro, quando a Câmara de Anadia finalmente conseguir tomar posse do imóvel. É pena que estas situações sucedam, pois os edifícios ali parados a degradarem-se ano após ano não ajudam ninguém.

André Ramalho

Sou um apaixonado por fotografia e locais abandonados, e por isso resolvi criar este blog, com o intuito de partilhar os meus registos e aventuras.

1 thought on “Escola Básica 2,3 de Anadia”

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *