Estranho Palácio

Situado numa pequena e pacata aldeia, fica um palácio muito estranho, escondido atrás de grandes muros e muita vegetação. É estranho ver uma construção destas, que parece muito antiga, mas na verdade é uma construção relativamente recente, com cerca de 20 anos. Este palácio encontra-se em mau estado, cheio de humidades e vê-se perfeitamente que foi mal construído. O piso que fica diretamente por baixo da piscina está inundado, pois a água da piscina está a pingar para o interior da divisão.

Está praticamente vazio no interior, o que tornou saber a sua história mais difícil. Para não regressar sem informações deste local abandonado, meti conversa com uma vizinha que muito simpaticamente me explicou que inicialmente o palácio foi construído para ser uma habitação familiar, por uns portugueses com bastante dinheiro que estiveram durante muito tempo emigrados, queriam uma casa de luxo e foi o que fizeram. Para além do palácio, no terreno existe uma piscina, adega, churrasqueira, jardins, um salão de jogos e uma cozinha com forno de pedra. Os donos anos, mais tarde, voltaram a emigrar e colocaram a casa à venda, tendo sido comprada por uma pessoa daquela zona.

Supostamente, a pessoa que comprou o palácio, queria fazer dele um pequeno hotel rural, o que faz sentido, pois existiam placas a indicar “WC” no interior do palácio, mas segundo a vizinha isso nunca chegou bem a acontecer. O que chegou a acontecer foram festas, festas clandestinas que envolviam mulheres, poker e dinheiro. Diz ela que a policia foi chamada várias vezes ao palácio, porque outros vizinhos queixavam-se do barulho. As festas acabaram por parar e alguns meses depois havia um camião na rua, pertencente a uma empresa de mudanças, que estava a carregar todo o recheio do palácio e depois disso nunca mais ninguém foi visto por lá.

A vizinha ouviu dizer que o palácio pertencia atualmente a um banco, retirado ao dono por dívidas que tinha. Curiosamente, a senhora vira-se para mim e diz “você também fotografa locais abandonados, não é?” e explica-me que há uns anos “apanhou” uns jovens espanhóis a tentar saltar o muro da casa e que lhe explicaram que fotografavam locais abandonados, indiquei que sim, que era o que fazia também, mas para além de fotografar também gostava de saber a história dos locais. Sugeri que visitasse o meu site, ao que a senhora respondeu “eu sei lá mexer nos computadores, mas vou pedir ao meu filho para me mostrar” e assim nos despedimos.

André Ramalho

Sou um apaixonado por fotografia e locais abandonados, e por isso resolvi criar este blog, com o intuito de partilhar os meus registos e aventuras.

13 thoughts on “Estranho Palácio”

  1. Que pena que não fotografou e nem retirou as garrafas na adega para mostrar se ainda estão cheias.
    Os trabalhos nos azulejos são muito bonitos.

  2. Talvez o facto de nunca se revelarem os endereços seja uma forma linda de se obter, enfim……….. obter…. , pois assim só quem conhece é que lá volta……..sempre que apetece…… Esta lenga-lenga politicamente correta tem muito que se lhe diga e para quem anda atento a vídeos, fotos e afins facilmente percebe o porquê de tanto secretismo para a plebe em geral mas tanta partilha de conhecimentos e informação entre os sérios e insuspeitos exploradores e fotógrafos…… Pelos vistos os únicos seres humanos sérios e honestos neste país…..

    1. A Cristina tem a sua opinião, e eu a minha… mas sinceramente nem vou justificar a razão porque não partilho localizações, já expliquei várias vezes, e acho que é lógico o motivo e estou no meu direito. Se existem ai fotógrafos a partilhar localizações uns com os outros? Existem, mas não pertenço a esses grupos, a Cristina devia informar-se melhor antes de falar.

      Se quer visitar locais abandonados… procure-os, tal como eu faço. Um bem haja.

  3. Olá André,
    Só uma questão curiosa..É em Portugal?
    Pois encontrei esta casa num site espanhol como sendo uma propriedade de lá.

    Continuação de boas explorações!

    Jessica Smith.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *