Fábrica de Mármores

Quando comecei a visitar locais abandonados, os meus locais prediletos eram fábricas e discotecas abandonadas, por existirem muitos sítios deste género abandonados e porque geralmente são fáceis de visitar. Claro que na altura as fábricas que visitava não eram tão interessantes, mais concretamente não tinham tanto material no interior para fotografar, como máquinas e peças de mármore como esta tem.

Esta fábrica de mármores está abandonada há cerca de 6 anos, ficou assim após entrar em processo de insolvência, ficando no local todas as máquinas e documentos. Nos primeiros anos após o fecho, era guardada por cães, que protegeram o local, mas depois ficou sem qualquer tipo de proteção e infelizmente nota-se que a fábrica já foi alvo de furtos e até de vandalismo. Provavelmente, é uma questão de tempo até desaparecer tudo do local, normalmente é o que costuma acontecer, infelizmente.

Na zona onde a fábrica se encontra, existem outras abandonadas, também existem outras que estavam abandonadas e que, entretanto, já foram recuperadas, pelo que espero que no futuro esta também possa ser.

Foi uma exploração diferente, é sempre engraçado fotografar locais industriais e explorar um pouco as perspetivas e formas de fotografar as máquinas. Como já referi várias vezes, quero que o blog esteja repleto de locais diferentes, acho que a diversidade é muito importante e, portanto, sempre que aparece um local que seja um pouco diferente daquilo que já fotografei, fico bastante satisfeito. Espero que as fotos e este texto serviam de motivação a procurarem fábricas abandonadas também, existem tantas pelo nosso Portugal fora… boas explorações!

André Ramalho

Sou um apaixonado por fotografia e locais abandonados, e por isso resolvi criar este blog, com o intuito de partilhar os meus registos e aventuras.

4 thoughts on “Fábrica de Mármores”

  1. Reconheço que tem fotografias bonitas, mas esta publicação parece um convite a que vão “limpar” o que restou na fábrica, ajudando ainda com identificação do nome da empresa e inclusivé da localização.
    Acho que deveria ter tido o cuidado de ocultar as informações que possam levar à localização da fábrica.

    1. A empresa que vê identificada nas máquinas não é empresa de Marmóres, é apenas a empresa que faz a distribuição das máquinas. O nome e localização da empresa de Marmóres não está em nenhuma das fotografias. Cumprimentos.

  2. Conheço uma fabrica abanonada em Setúbal chama-se Vasco da Gama e fica na estrada da graça.Queres vistar?Agradeço .esta fabrica tem graffitis alguns com MAIS DE DEZ ANOS!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *