Fábrica Metalúrgica

Já passou um tempinho desde que publiquei um lugar novo no blog, mas não se preocupem que o blog não está esquecido, mais locais novos para breve!

Visitei esta fábrica há cerca de um ano, é um lugar bastante cativante, cheio de máquinas industriais. Segundo percebi e mais tarde pesquisei, trata-se de uma fábrica de fundição e metalomecânica (ou metalúrgica) que entrou em processo de dissolução. Nota-se que haviam mais máquinas, mas devem ter sido vendidas na altura que a empresa foi encerrada.

A metalomecânica é uma das maiores indústrias exportadoras portuguesas, sendo responsável por todos os segmentos transformadores de metal. O objetivo é transformar metal em objetos específicos. É isso que era feito nesta fábrica, que também fazia fundição, o que significa que era utilizado metal líquido num molde que, por sua vez, dá forma ao objeto que se deseja fundir.

Nos escritórios da fábrica, existe uma sala de desenho, com materiais e dossiers sobre moldes. Penso que a fábrica em certas ocasiões fazia os seus próprios moldes também. Nesta sala, existem duas mesas de desenho. Foi interessante pois fez-me lembrar os tempos de universidade e as aulas de desenho. Imaginei os tempos em que esta empresa ainda estava no ativo, por um lado o barulho dos trabalhadores a transformar o metal e simultaneamente neste escritório duas pessoas a desenhar, a criar um novo molde para depois ser produzido um objeto.

Pelo que descobri sobre a história do local, o dono da empresa reformou-se e os filhos não quiseram continuar com o negócio. Infelizmente, é a mesma história que já vi centenas de vezes com outras empresas.

André Ramalho

Sou um apaixonado por fotografia e locais abandonados, e por isso resolvi criar este blog, com o intuito de partilhar os meus registos e aventuras.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *