Hospital da Capela

O “Hospital da Capela” é mais um dos hospitais em Portugal que fechou nos últimos anos, e que já queria visitar à bastante tempo. Foi curioso porque foi no mesmo fim de semana em que visitei o Hospital Do Sem-Abrigo. Mas este hospital, ao contrário do outro, já foi despido de praticamente todo o material que tinha no seu interior. A maioria foi levado na altura do fecho e o restante que ficou já foi alvo de furtos, inclusive janelas, instalação elétrica, tubagens da canalização, etc.

Este edifício, que foi um convento e mais tarde um sanatório, fundiu-se ao hospital distrital e formou um centro hospitalar. Sendo um edifício bastante antigo, era necessário investimento para resolver certos problemas que as instalações tinham, mas esse investimento nunca foi feito e acabou por ser encerrado. Era um hospital especializado no tratamento de doenças infecto-contagiosas, chegou também a ter uma escola, para que os doentes mais novos pudessem ter aulas enquanto faziam os tratamentos.

Depois de ver o desperdício que existia no Hospital Do Sem-Abrigo, ver este não me pareceu tão chocante, mas é triste, ver um espaço tão grande e com tantas possibilidades estar desperdiçado. Falou-se durante muito tempo na venda do espaço, mas nunca foi lançado nenhum concurso público. Sabe-se que existiram alguns interessados na compra, mas o certo é que nunca foi vendido e permanece abandonado.

André Ramalho

Sou um apaixonado por fotografia e locais abandonados, e por isso resolvi criar este blog, com o intuito de partilhar os meus registos e aventuras.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *