Mosteiro da Águia

Mais um mosteiro abandonado, que tive oportunidade de fotografar. Já visitei alguns, neste caso em específico, não vou publicar o nome verdadeiro do mosteiro e vou omitir parte da história do mesmo, porque existem muitos painéis de azulejos e não quero que sejam furtados.

Foi numa bela tarde que visitei este local, infelizmente não foi possível fotografar o local todo, porque existiam algumas partes verdadeiramente em mau estado e preferi não arriscar. Este mosteiro foi extinto, como aconteceu com muitos outros espalhados pelo país. Mais tarde, foi vendido a privados e usado como casa de férias e os terrenos utilizados para produção de vinho. Tem uma igreja anexa ao mosteiro, propriedade da paróquia e que está atualmente em uso.

Por norma, os portões deste magnífico local estão fechados, mas tive a sorte de os apanhar abertos quando andava na zona. Não sei explicar porque motivo estavam abertos, mas sei que depois da minha visita já foram novamente fechados. A isto chama-se sorte, por vezes é preciso uma dose de sorte bem grande para conseguir entrar nestes locais.

Ao entrar, deparei-me de imediato com a parte mais interessante do mosteiro, estou a referir-me ao jardim, que ao centro tem uma fonte com uma águia no topo, rodeada por um claustro e nas paredes está representada a vida de cristo em azulejos. É pena que o local esteja tão maltratado. Tive oportunidade de ver fotos antigas do local e nem parece o mesmo.

Sei que havia um projeto para requalificar este mosteiro e transformá-lo num hotel, mas já passaram alguns anos desde que isso foi falado e até ao momento nada foi feito, mas é digamos “normal”, porque este tipo de requalificação demora sempre imensos anos a ser realizada. Espero que se concretize.

André Ramalho

Sou um apaixonado por fotografia e locais abandonados, e por isso resolvi criar este blog, com o intuito de partilhar os meus registos e aventuras.

5 thoughts on “Mosteiro da Águia”

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *