Teatro Avenida

O Cine-Teatro do Avenida, que se situa no cimo da Avenida Navarro, já foi, desde os anos 30, um dos principais polos de dinamização cultural da vila do Luso. Todavia, há mais de duas décadas que o espaço se encontra encerrado e ao abandono, estando, por isso, num estado de visível degradação.

Em Portugal, existem alguns cine-teatros que foram deixados ao abandonado, com o passar do tempo. Um deles é o Teatro Avenida, com capacidade para 364 lugares, foi construído para substituir em definitivo algumas salas provisórias onde os espetáculos se realizavam.

Pelo Teatro Avenida, passaram grandes nomes como Alves da Cunha, o grande António Silva e Maria Matos. A televisão veio quebrar um pouco o associativismo e a vida social. O teatro foi perdendo interesse e não dando o rendimento esperado, foi fechado e assim ficou. Com o passar dos anos, foi alvo de furtos e da degradação normal do tempo, até que há uns anos parte do telhado caiu, estando assim muito perto de se tornar numa ruína.

A Câmara Municipal da Mealhada há muito que fala de um projeto para o edifício do antigo Teatro Avenida do Luso. O assunto foi falado na reunião pública da autarquia em 2017, mas até ao momento nada foi feito. De salientar que o edifício foi adquirido pela Câmara Municipal em 2007.

André Ramalho

Sou um apaixonado por fotografia e locais abandonados, e por isso resolvi criar este blog, com o intuito de partilhar os meus registos e aventuras.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *