Casa da Criança

A casa da criança (nome fictício), é um local que visitei há alguns meses. Gostaria de começar por dizer que o local atualmente já tem vigilância e passou para outra entidade (pertencia à Segurança Social). Segundo consta, o material no seu interior já está a ser vendido e o espaço também irá ser colocado no mercado.

Mas durante vários anos, esteve completamente abandonado. Foi uma segunda casa para muitas crianças, mas fechou há uns anos, o contrato que existia entre a Segurança Social e a empresa que explorava esta colónia de férias terminou e não existiu interesse em renová-lo por parte da empresa.

Esta colónia era frequentada pelos mais variados grupos etários e famílias, com o objetivo de proporcionar férias balneares a pessoas carenciadas. Foi com grande admiração que encontrei este local com tanto material no seu interior e na altura sem qualquer tipo de segurança.

Pelas fotos que fui encontrando, dava para perceber que as crianças que passaram por aquele espaço foram muito felizes. Mais tarde, a pesquisar pela internet, vi vários testemunhos que comprovaram isso mesmo. É triste que as colónias de férias estejam a acabar em Portugal, o convívio e experiências que estes espaços podem trazer às crianças é inegável.

No inicio deste ano, foram apanhados alguns indivíduos a roubar o espaço. Felizmente a policia daquela zona está bastante atenta e apanharam em flagrante os criminosos. É esta uma das razões porque este espaço conseguiu sobreviver tantos anos sem ser vandalizado ou roubado. Infelizmente, parece que este espaço nunca mais vai ser utilizado para as funções para as quais foi criado inicialmente, mas pelo menos vai ter um destino e uma nova função muito em breve.

André Ramalho

Sou um apaixonado por fotografia e locais abandonados, e por isso resolvi criar este blog, com o intuito de partilhar os meus registos e aventuras.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.