Casa do Alemão

Esta casa é um autentico mistério, por um lado é óbvio que pertenceu a portugueses, o nome de família aparece em vários sítios, mas por outro lado, existem cartas em alemão, livros em alemão e até um uniforme com uma medalha alemã (cruz de ferro, segunda classe), e embora não seja nenhum uniforme Wehrmacht, da Schutzstaffel, das Waffen-SS ou qualquer outra organização do III Reich, é um achado interessante.

Existe outro uniforme na casa, um dólman dos alunos do colégio militar, que deverá ter pertencido a um dos filhos. Resolvi dar há casa o nome “Casa do Alemão” porque ficou claro para mim que ou a família tem descendência alemã ou o antigo dono da casa tinha um fascínio pela cultura e história militar alemã. O próprio era um militar, mais especificamente um capitão e a farda onde estava colocada a medalha, é na verdade uma farda portuguesa dos anos 30.

Eu próprio tenho um grande interesse pela história da Alemã, um período em especifico claro, refiro-me ao nazismo, ao holocausto e claro a Adolf Hitler. Naturalmente que reprovo tudo o que se passou naquela altura, mas não deixa de ser um período fascinante da história mundial.

Foi uma exploração bastante interessante, é uma casa simples, mas tem o seu encanto. Fiquei fascinado pelos brinquedos que existiam na casa, como por exemplo os Dan Dare 2 Way Walkie-Talkie, um brinquedo dos anos 50’s bastante caro na altura, e bastante raro de ver em Portugal.

Haviam também carros, aviões, jogos de tabuleiro e outros géneros de brinquedos, que provam que as crianças que viveram nesta casa foram de certeza crianças muito felizes, até porque nos anos 50’s maioria das famílias não tinha a possibilidade de gastar este dinheiro em brinquedos.

Penso que a casa esteja devoluta há cerca de 20 anos, não tenho como comprová-lo, porque todas as cartas que encontrei eram dos anos 60, 70 e 80, e também não encontrei documentos mais recentes, mas pela minha experiência, tenho a certeza que a casa não está abandonada a tanto tempo como os documentos fazem crer.

André Ramalho

Sou um apaixonado por fotografia e locais abandonados, e por isso resolvi criar este blog, com o intuito de partilhar os meus registos e aventuras.

6 thoughts on “Casa do Alemão”

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *