Casa dos Porcos

Apelidei esta casa de “Casa dos Porcos”. Nome curioso, não? Por vezes fico demasiado tempo a pensar que nome devo dar a um local, porque gosto que os nomes sejam uma descrição correta do que efetivamente é ou foi o local. No entanto, existem algumas exceções e esta é uma delas.

Casa dos Porcos não é um nome que combine com este incrível local à primeira vista, em nenhuma das fotos temos amigos suínos a passear, mas escolhi este nome porque efetivamente haviam porcos no local, não dentro da casa (embora já lá tivessem andado, notava-se), mas sim no terreno circundante da casa. Não é a primeira vez que vejo terrenos com locais abandonados a serem utilizados para manter animais. Já que a casa não é usada, pelo menos alguém usa os terrenos, o que não é mau de todo, pelo menos não são terrenos cravados de mato, potencialmente perigosos devido aos potenciais incêndios.

Os locais abandonados por norma são locais bastante silenciosos de fotografar, mas não era o caso desta casa, pois os bichos eram incrivelmente barulhentos. Sempre que penso nesta casa, penso nos porcos e daí o nome. Não é um nome óbvio para o local, mas é o certo porque lembra-me a minha experiência ao visitá-lo.

Esta antiga casa de família, ficou abandonada como muitas outras casas do mesmo género ficam. Não é pela ausência de herdeiros, é pela falta de interesse ou dinheiro (ou os dois), em restaurar este local. Muitas pessoas veem as minhas fotos e dizem “se isto fosse meu, fazia isto e aquilo”, mas a verdade é que restaurar um casarão deste género custaria mais que fazer uma casa nova. Infelizmente é verdade.

André Ramalho

Sou um apaixonado por fotografia e locais abandonados, e por isso resolvi criar este blog, com o intuito de partilhar os meus registos e aventuras.

7 thoughts on “Casa dos Porcos”

  1. Vejo as fotos e concluo que não tem como não pensarmos na finitude das coisas, na própria existência como um todo. Parabéns pelo trabalho, gosto muito!

  2. Parece que aconteceu algo extraordinário e dramático e que fez com que a casa fosse abandonada subitamente…. desolador

  3. Boa noite,
    Infelizmente é verdade o que disse, pois restaurar uma casa não é bem simples como muitas pessoas imaginam, tenho uma situação igual, cuja a casa tem as condições mínimas e que já foi alvo de furtos, continuo a dormir lá e fechamos a casa novamente, mas custa-me imenso a deixar ao abandono e queria imenso restaurar (sendo que a casa é pequena e queria fazer uma remodelação) mas isso é pra pessoas que tem muito dinheiro, se eu o tivesse a casa não estaria como está

    1. São situações complicadas, pena o Governo não dar mais apoios para estas situações. Ninguém restaura, só fazem construções novas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *