Casa dos Vieira

A casa da família Vieira, é uma pequena casa que foi deixada ao abandono após a morte da sua proprietária. Os filhos e descendentes emigraram para o Brasil, formaram família e por lá ficaram. O simpático vizinho Augusto olha pela casa. Diz ele que está abandonada há cerca de 7 anos e não acredita que os descendentes voltem para a reclamar.

Nas cartas que encontrei na casa, existem cartas entre a matriarca da família e os seus filhos, netos e afilhados, que foram interessantes de ler. Interessante também, eram os quadros e fotos de família, fotos essas que optei maioritariamente por não publicar com respeito à família.

O vizinho Augusto conta ainda que a senhora Bernardina, a dona da casa, era uma senhora muito reservada, que raramente saía à rua e que ficou com uma depressão após a morte do marido. O marido foi militar, passava grandes temporadas fora e a senhora Bernardina trabalhou durante muito tempo como costureira da pequena aldeia. Era uma pessoa muito religiosa que ia diariamente à missa, que gostava bastante de ler e tomar conta do seu jardim.

O simpático vizinho diz que já apanhou gatunos de volta da casa, gente que se apercebeu que estava abandonada e quis entrar para ver se encontravam alguma coisa de valor, não se safaram. Enquanto ele lá estiver, a casa está protegida, felizmente.

André Ramalho

Sou um apaixonado por fotografia e locais abandonados, e por isso resolvi criar este blog, com o intuito de partilhar os meus registos e aventuras.

4 thoughts on “Casa dos Vieira”

  1. Oh André é um rapaz muito jeitoso, mas infelizmente, já tenho idade para ser sua mãe. Adoro o vosso trabalho/hobby, se eu tivesse coragem e uma boa máquina aventurava-me a fazer o mesmo que vocês. As histórias reais que estão por trás desses abandonos….é o que mais me fascina. Pode ser que daqui a uma dúzia de anos, na reforma, eu me aventure, até lá vou visitando os abandonados através dos vossos olhos. Bem haja pelo que partilham e pelo respeito que têm pelos bens e passado de outros!

    1. Obrigado eu Sandra pelo comentário, é sempre bom saber que o nosso trabalho é apreciado. Um bem haja para si também, obrigado!

  2. Boa tarde meu nome é Roger Vieira Schmitz meu parente são Vieira e por isso acho que esses proprietários desta casa são meus antecedentes da minha familia!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.