Central Termoeléctrica

As centrais termoelétricas são as maiores emissoras de CO2 no país, sendo a central de Sines a que lidera o ranking das cinco instalações que mais emitem gases de efeito de estufa, seguida da central do Pego.

Algumas centrais têm fechado nos últimos anos e estes duas estão destinadas a encerrar também, pois o objetivo, segundo João Matos Fernandes (Ministro do Ambiente) é mudar o combustível de carvão para gás natural e não faz sentido mudar o combustível destas centrais, mas sim substituí-las transitoriamente pelas centrais de gás natural já existentes no país.

Como referi anteriormente, foram fechadas algumas centrais nos últimos anos, esta reportagem fotográfica foi feita a uma delas, visita feita com autorização. Esta central atualmente desativada, produziu eletricidade durante mais de 40 anos, mas agora o silencio predomina neste espaço cheio de pó, onde o cheiro a metal e ferrugem são intensos.

A parte que mais gostei na visita, foram as salas de comando, com os painéis cheios de indicadores e os botões a lembrar os filmes de ficção científica, era aqui que tudo era controlado e verificado para garantir o bom funcionamento da maquinaria. Um sítio que outrora devia ser insuportável de estar, devido ao extremo barulho, cheio de pessoas e vida está atualmente parado no tempo, à espera de ser demolido, algo que deverá estar para breve.

André Ramalho

Sou um apaixonado por fotografia e locais abandonados, e por isso resolvi criar este blog, com o intuito de partilhar os meus registos e aventuras.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *