Discoteca Stressless

Muitas das discotecas que atraíam multidões nos anos 80 e 90 na região centro estão fechadas e abandonadas, é o caso da famosa Greenhill na Foz do Arelho ou da Hot Rio em São Pedro de Moel, entre muitas outras. Estas duas já estão publicadas no blog, e agora chegou a vez de publicar fotos da Stressless, outra discoteca mítica dos anos 90. Abriu portas em 1993 e trabalhava principalmente no verão, durante três meses, e depois ao longo do ano funcionava pontualmente com grandes festas, ficando conhecida sobretudo pelas famosas festas de espuma.

Fechou em 2014 e passado tão pouco tempo já está num estado totalmente devastador isto porque a tempestade Leslie arrancou-lhe parte do telhado e a chuva fez cair a cobertura de lã de rocha. Segundo consta foram as mudança nos critérios de licenciamento e horários dos bares que ditou o fim da Stressless e de muitas outras discotecas da região.

Visitei o local no Inverno, e por isso o cenário que encontrei foi um edifício com uma poça de água, lama e lixo enorme no centro. Sinceramente parece que a discoteca está abandonada há 20 anos… Assim se vê que um edifício como este precisa de muitos cuidados, bastou meia dúzia de anos para a natureza transformá-lo numa sombra daquilo que já foi.

Tenho mais algumas discotecas fotografadas, e outras agendadas para fotografar, tendo como objectivo pessoal conseguir reunir fotos de todos os espaços nocturnos abandonados da região centro e publicar aqui no blog, é um objectivo ambicioso mas possível de concretizar.

Existe a expressão “parece que passou por aqui um vendaval”, e neste caso específico passou mesmo e só ficou a destruição e as memórias de quem por este local passou.

André Ramalho

Sou um apaixonado por fotografia e locais abandonados, e por isso resolvi criar este blog, com o intuito de partilhar os meus registos e aventuras.

7 thoughts on “Discoteca Stressless”

    1. Sim tenho conhecimento de locais na Figueira. Talvez consiga fotografar alguns, vamos ver. Obrigado pelo comentário Luis.

  1. A última vez que teve manutenção foi em 2000 pela empresa Showtur lda
    A inércia da justiça portuguesa que nem passados 15 anos em tribunal resolveu um processo de assalto e tomada de posse a força pelos pseudo donos alemães
    Ainda espero a indeminizacao

  2. Na minha zona há uma! Também sou fã de ver e fotografia coisas antigas e abandonadas, só é pena é o pessoal ir e destroir tudo e roubar! Admiro me como essa ainda está tão completa! Tens de fotografar o Karma, aqui bem perto de mim, fráguas Rio Maior

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *