Hospital Pediátrico de Coimbra

Em 2011, foi inaugurado um novo hospital pediátrico em Coimbra e o antigo ficou abandonado com tudo aberto, inclusive portas (destrancadas), que possibilitava o acesso à maior parte das salas. Obviamente que nessa altura o edifício foi alvo de furtos e levaram tudo que tivesse algum valor. Em 2012, colocaram um segurança no local, que ficou ferido depois de um “encontro de terceiro grau” com um presumível assaltante. O funcionário de uma empresa de segurança andava a fazer a ronda, pelas 18h45, altura em que a noite já caíra devido ao recuo da hora, quando detetou um indivíduo nas instalações, «com um gorro» e com movimentações intimidatórias. Nessa altura, o segurança preferiu recuar e chamar ajuda das autoridades, mas com pressa de o fazer, acabou por cair nas escadas que existem no interior do hospital.

Em 2013, o presidente da Câmara Municipal de Coimbra dizia ser urgente encontrar uma solução para as instalações do antigo Hospital Pediátrico, que estão abandonadas e têm vindo a ser vandalizadas desde a transferência para o novo edifício. Aproveitou a vinda a Coimbra de Fernando Leal da Costa, secretário de Estado Adjunto do Ministério da Saúde, para sugerir a instalação ali de um «serviço de saúde para estudantes universitários de Coimbra», mas esta nova ideia para aproveitar o espaço nunca foi realizada.

E desde 2013 para cá, pouco ou nada se ouve falar do antigo hospital. Sabe-se que em Dezembro de 2017, o terreno onde se encontra o hospital voltou para a posse da autarquia, que pretende nele criar uma instalação do Instituto Multidisciplinar do Envelhecimento. Espero que esta notícia seja verdadeira, porque neste momento não passa de um grande edifício vazio e inutilizado.

As fotos deste local foram tiradas em Janeiro de 2017. Tenho conhecimento que atualmente o local tem segurança, portanto caso queiram tirar fotos ao edifício sugiro que peçam autorização.

André Ramalho

Sou um apaixonado por fotografia e locais abandonados, e por isso resolvi criar este blog, com o intuito de partilhar os meus registos e aventuras.

3 thoughts on “Hospital Pediátrico de Coimbra”

  1. Belo trabalho, infelizmente à custa do abandono deste edifício. É realmente muito triste ver o quanto o poder desperdiça dinheiro e recursos, para depois nos cobrar como contribuintes, quando já não é possível a recuperação !

  2. Parece que vivemos num País de ricos mas na verdade somos um país governado por pobres de espirito e por permitimos que esses mesmo nos governem.

    “O que hoje é útil amanhã já não vale nada”, que mentalidade é esta?

  3. Excelente trabalho!Todos temos um lado voyeur que gosta de ver o que está por dentro destes edificios e tentar imaginar as histórias e vidas que por ali terão passado.
    Quando voltar a Coimbra, tente entrar na antiga Fábrica de Costumes. Deve valer a pena apesar do avançado estado de deterioração.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *