Hotel Palacete do Mondego

Em Penacova (Distrito de Coimbra) existe um hotel abandonado, que foi parcialmente destruído num incêndio em 2018, trata-se do Hotel Palacete do Mondego, também conhecido como “Palacete Assombrado” e “Hotel de Penacova”.

Muito antes de ser um hotel, no mesmo local existiu um castelo medieval, o hotel apenas foi construído em 2001, e fechou em 2007. Era composto por 34 quartos, 4 suites, e tinha uma classificação de 3 estrelas.

Depois de 2007 muitas histórias foram contadas sobre o hotel, fechou da noite para o dia, após a rescisão contratual entre a empresa concessionária e a entidade proprietária. Onze funcionários afetos a funções diversas, ficaram na altura, sem emprego.

Todo o mobiliário ficou no local e acabou por ser furtado. Actualmente encontra-se praticamente vazio. Apenas restavam uns colchões, mas em 2018 uns jovens atearam fogo aos mesmos após um descuido enquanto exploravam o local.

Os antigos funcionários do hotel contam histórias muito estranhas sobre o local, aliás um dos funcionários chegou a ir à televisão falar do assunto, podem ver a entrevista da CMTV (video em baixo):

Não acredito em fantasmas, já visitei muitas centenas de locais abandonados e nunca vi indícios de actividades sobrenaturais, e presumo que se existissem locais abandonados seriam os sítios ideais para se revelarem.

Visitei o local duas vezes, com uma diferença de 4 anos entre as visitas, uma antes do incêndio e outra depois, e para além dos estragos que o incêndio fez, pouco ou nada mudou. Ambas as vezes encontrei uma pessoa no interior, que ocupa um dos quartos deste antigo hotel, presumo que esta pessoa vive no local, e aparentemente há vários anos.

Últimas noticias que surgiram sobre este hotel foram em 2020, apareceu à venda numa agencia imobiliária por um milhão e cento cinquenta mil euros, mas aparentemente não foi vendido.

André Ramalho

Sou um apaixonado por fotografia e locais abandonados, e por isso resolvi criar este blog, com o intuito de partilhar os meus registos e aventuras.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *