Seminário de Santa Teresinha

O seminário de Santa Teresinha, nome real deste seminário, despertou-me interesse pela sua incrível abadia gótica e pela imponência do edifício visto do exterior. Resolvi colocar o nome real do lugar, porque o mesmo é divulgado em outros sites e é relativamente fácil de descobrir o seu nome e portanto não encontrei justificação para o esconder/proteger, embora deva alertar que no mesmo terreno onde está o seminário, também existe uma casa que está habitada e que quem queira visitar o local deverá pedir permissão para o fazer.

Durante anos, o seminário albergou estudantes e muitos deles hoje são padres. Neste incrível seminário, é possível encontrar restos onde se situava a zona de convívio, sala de refeições e cozinha. Existem grandes escadarias em madeira e uma imponente capela neomanuelina.

No século XX, era no Norte, na zona de Felgueiras, que era exercida a formação de futuros padres vicentinos, visto que o norte tinha uma grande tradição vicentina. A escola Apostólica dos Padres da Missão, esteve em outra localização (temporária) e em 1928, transitou para a quinta do Campo do Burgo, em Pombeiro. Começava assim o seminário Santa Teresinha.

A certa altura, o seminário foi vendido e o comprador esteve durante muito tempo à espera de licenciamento para turismo rural, no entanto, encravou na intransigência da câmara municipal na altura. Em 2009, foi aprovado um projeto para este espaço, mas os investidores acabaram por recuar. É de conhecimento público que continuam a tentar arranjar parcerias, no sentido de dar andamento ao projeto e transformar aquele espaço num hotel para turismo rural. Espero que o consigam mas também espero que mantenham os traços da construção e a incrível capela que fica no seu interior.

 

 

 

André Ramalho

Sou um apaixonado por fotografia e locais abandonados, e por isso resolvi criar este blog, com o intuito de partilhar os meus registos e aventuras.

2 thoughts on “Seminário de Santa Teresinha”

  1. Bonjour,
    J’y suis allé l’année dernière. Ce lieu est merveilleux. Bravo pour vos photos.
    Si vous êtes intéressé, je connais pas mal d’adresse de spots d’urnes en France et on pourrait échanger des adresses de lieux…
    Merci d’avance.
    Gilles

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *