Solar dos Retratos

Este grande solar, do sec. XIX, pertenceu a uma família de origem nobre. Está situado dentro de uma quinta brasonada. Pelo que pude apurar, a casa foi passando de geração em geração e sofreu obras durante os anos, tendo por exemplo sido acrescentada uma grande piscina nas traseiras da habitação. As geração mais novas da família saíram da pequena aldeia onde fica a quinta e mudaram-se para a cidade, deixando o solar inabitado.

Atualmente, o solar está a precisar de obras, o telhado está em mau estado e é uma pena ver uma construção tão imponente ser destruída pouco a pouco, pelo tempo. Andava nos arredores, tinham-me falado deste solar e resolvi lá passar. Fiquei admirado por encontrar as pinturas (retratos) no interior e também pelo escritório/biblioteca todo em madeira. É um belíssimo solar, que precisa de algumas obras e de uma nova família, que dê vida ao local. Por norma tento evitar colocar fotos ou retratos das pessoas por respeito à história, à descendência que ainda possa existir destas famílias, mas prefiro encarar isto como uma homenagem às pessoas e a sua vivência, visto serem pinturas bastante bonitas.

Infelizmente, este género de construções é cada vez menos apelativo, pois são construções antigas que precisam de milhares de euros em obras e ficam em pequenas aldeias isoladas. Já vi muitos serem comprados por pessoas estrangeiras, com dinheiro e ficarem como casa de férias, mas sempre é melhor isso do que acabar como mais uma ruína.

André Ramalho

Sou um apaixonado por fotografia e locais abandonados, e por isso resolvi criar este blog, com o intuito de partilhar os meus registos e aventuras.

1 thought on “Solar dos Retratos”

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.