Vivenda Americana

Já tinha esta casa assinalada no mapa há muito tempo, sabia perfeitamente que estava abandonada e que o acesso à mesma não era muito difícil, mas são tantos locais que este foi ficando sempre adiado. Mas finalmente fui lá e infelizmente pude constatar que a casa está muito vandalizada, já desconfiava, mas não pensei que fosse tanto.

O que a casa tinha eventualmente de valor já foi furtado há muito tempo e a sua beleza foi prejudicada por vandalismo, provavelmente feito por miúdos. Achei uma das casas de banho muito interessante, toda ela forrada a espelhos e a cozinha tinha uma ilha que ia até ao teto, pouco comum principalmente numa casa antiga.

No exterior, existe um campo de ténis, mas tem tanta vegetação à volta que é difícil perceber que ele lá está. Também existe uma piscina e um anexo com churrasqueira e casas de banho. A casa deve ter tido um jardim bastante bonito também, gostava de o ter visto nessa altura.

À saída do local, resolvi tirar umas fotos exteriores da casa. Enquanto o fazia, um dos vizinhos meteu-se comigo, ficámos uns minutos a falar da casa e ele disse-me que quando comprou a casa dele, aquela já não era habitada, que ocasionalmente aparecia um senhor e que dava um jeito na vegetação envolvente, mas a certa altura deixou de aparecer. A casa começou a aparecer com janelas partidas e acabou como está atualmente, totalmente abandonada.

Perguntei se sabia mais sobre a história, disse-me que a casa foi construída por um português emigrado na América e que a casa era utilizada como casa de férias. Indicou que tinha ouvido dizer que o proprietário tinha falecido e que a viúva e os filhos (nascidos lá), não voltaram a Portugal.

Gostava de saber mais sobre a história, mas infelizmente o vizinho não sabia mais. De qualquer das formas, fiquei a saber algumas coisas, já não foi mau.

Esta casa lembrar-me um pouco a Vivenda Califórnia. A construção é da mesma altura, têm ambas particularidades estéticas parecidas e são ambas casas construídas por emigrantes, esta infelizmente bem mais vandalizada.

André Ramalho

Sou um apaixonado por fotografia e locais abandonados, e por isso resolvi criar este blog, com o intuito de partilhar os meus registos e aventuras.

4 thoughts on “Vivenda Americana”

  1. Apesar da enorme degradação da casa, vê se e pode se imaginar a sua ” beleza” quando era habitada! Mais um excelente trabalho do André ! !

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.