Vivenda Califórnia

A Vivenda Califórnia, foi dos abandonados que mais gostei de visitar. Tem a maioria do recheio ainda presente, tal como foi deixado, embora se note que a gatunagem já passou por lá (muitas gavetas abertas e outras coisas claramente remexidas). Possivelmente andavam à procura de pequenos objetos com valor e é bem possível que tenham encontrado, pois parece que os proprietários foram embora e deixaram tudo para trás tal como estava.

A vivenda tem claramente um estilo americano, mas depois de ler algumas cartas e ver alguns documentos, fiquei a perceber que na verdade os proprietários eram portugueses, que estavam emigrados nos Estados Unidos e que a vivenda era uma casa de férias. As cartas mencionam que a família era composta por um casal com uma filha e um filho, mas por estranho que pareça, na casa só encontrámos roupa de mulher no quarto principal (que deveria pertencer ao casal), mas encontrámos depois um documento sobre um divórcio que pode explicar o motivo.

Existem mais 3 quartos na casa, um deles da filha, com várias bonecas e artigos de criança, um quarto pertencente ao filho, com base no tipo de roupas que estavam no armário e outro no sótão, que dá-me ideia que era um quarto para visitas. O que mais me espantou na casa foi a sala, com um serviço de bar a um canto com algumas garrafas, uma lareira em mármore e uma parede toda espelhada.

Uns meses depois de visitar a casa, informaram-me melhor sobre a história. Os proprietários da casa que estavam emigrados, separaram-se, ambos regressaram a Portugal e a mulher ficou com a casa. Uns anos mais tarde, os pais dela estavam bastante doentes e ela voltou a viajar para a Califórnia com os filhos e nunca mais voltou. A casa ficou ao abandono, o ex-marido ficou em Portugal e perdeu a ligação com os filhos, que indica já não ver há mais de 20 anos.

Uma história triste, que explica o motivo da casa estar ao abandono. Estranho é a casa não estar, nem nunca ter estado à venda. Possivelmente, a mulher e filhos pensavam em regressar, mas nunca aconteceu. Será que sabem que a casa está aberta e já foi alvo de furtos? Isso não consegui saber, mas é possível que pensem que a casa está fechada e preservada e se um dia voltarem vão ter uma infeliz surpresa.

André Ramalho

Sou um apaixonado por fotografia e locais abandonados, e por isso resolvi criar este blog, com o intuito de partilhar os meus registos e aventuras.

1 thought on “Vivenda Califórnia”

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *